Sernancelhe - Serra da Lapa

abril 30, 2017

Sernancelhe é uma vila do distrito de Viseu no Norte do País, na margem direita do Rio Távora, numa região montanhosa, detentora de belíssimas paisagens de arquitectura rural e medieval granítica de grande valor.

Sernancelhe é um local reconquistado pelos Cristãos no século XI. 





Por toda a região pode-se encontrar enumeras obras arquitectónicas como o barroco Solar dos Carvalhos, a Casa do Paço ou Casa da Loba, a Casa dos Condes da Lapa e Barões de Moçâmedes ou a Casa da Comenda da Malta entre outras.
Em Sernancelhe destaca-se a Igreja Matriz do século XII. 
Nos arredores pode-se visitar Vila da Ponte, Macieira, Sarzeda, Fonte da Arcada e Lapa com o seu Santuário localizado em plena Serra, onde tem lugar uma das maiores romarias do País.

Fonte da Arcada

Vila da Ponte

E é dele que vos venho falar aqui. Em passagem por Sernancelhe decidi visitar o Santuário da Nossa Senhora da Lapa.






Diz-se que uma menina pastora, muda, encontrou uma imagem da Virgem nos montes e levou-a para casa. A mãe não ligou à estátua e lançou-a para a lareira. A menina, falando pela primeira vez na vida, pediu à mãe que não queimasse a imagem. Talvez por isso a estátua da Virgem que está no santuário apresente marcas de queimaduras. Outra história ligada a este santuário diz que uma menina entretinha-se a fiar lã enquanto pastoreava os rebanhos quando foi atacada por um enorme lagarto que aterrorizava a região. Para se salvar, atirou os novelos de lã para a boca do monstro tendo este ficado completamente "empanturrado". Levou-o então pela ponta de um fio até casa, onde foi morto e empalhado. E não há dúvida que, entre os muitos ex-votos de peregrinos, há no tecto do santuário um grande "lagarto", embora os mais cépticos digam que ele foi lá posto por um homem para agradecer à Virgem te-lo salvo de um crocodilo na Índia.

            A capela de Nossa Senhora da Lapa foi construída já no século XVII pelos jesuítas, mas o culto é muito anterior, havendo quem o remeta para o século X, quando as investidas dos mouros fizeram com que a população cristã tenha escondido uma imagem da Virgem numa gruta ou "lapa". Mas histórias, lendas e milagres são o que não falta neste santuário.










Outra lenda é a famosa passagem entre rochas (gruta) por onde só se consegue esgueirar quem não cometeu pecados graves. Independentemente do peso e altura da pessoa, conta-se que um homem muito forte passou na gruta e um outro muito magro não o conseguiu fazer e a explicação que dão sobre este acontecimento é o facto das pessoas terem pecados graves ou não.



 Verdade ou não, certo é que pude verificar que era uma romaria em direção á gruta para verificar a gravidade dos seus pecados. :D
Também eu não poderia deixar de realizar a prova das provas, pecadores ou não, é um rito de passagem pelo local e informo-vos que apesar da minha robustez passei com sucesso. :)



Na saída tomei um delicioso café nas esplanadas do largo que está muito bem inserido no local.










  Deixo-vos agora com algumas fotos do local e convido-vos a todos a visitar este encantador santuário.


                 

















1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.